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CORPO PROPRIO COMO PRINCIPIO EDUCATIVO: A

PERSPECTIVA DE MERLEAU-POTY



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Sinopse

Adotando a perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty para fundamentar as evidências de inter-relação entre a corporeidade, a cultura e o sujeito da percepção, esta obra aponta para os indícios de um fundamento educativo destinado a por o corpo em sintonia com a noção de subjetividade. Na perspectiva filosófica de Merleau-Ponty, o corpo não é uma coisa, nem uma ideia abstrata, mas presença sensível e intencional, que faz do sujeito perceptivo uma consciência encarnada no mundo, capaz de reaprendê-lo constantemente. Esse processo, no entanto, não é espontâneo ele necessita de aprendizagem e de treino, já que as disposições não brotam de um fundamento metafísico. Esse corpo vivido, que se manifesta por meio da sua motricidade, apresenta códigos e crenças que foram apropriados em virtude de um determinado padrão cultural produzido e herdado pelo contexto percebido. O corpo que Merleau-Ponty nos apresenta é aquele vivenciado por nós enquanto realização de nossas intenções, desejos e projetos. Assim, percebemos o Corpo Próprio como um princípio que nos possibilita reaprender o mundo. Por isso, a prática pedagógica precisa ser orientada por um fundamento educativo, que nos incentive a meditar e a refletir sobre as consequências dos fatos, das próprias ações e do sentir.

Detalhes do Produto

    • Formato:  ePub
    • Subtítulo:  PERSPECTIVA DE MERLEAU-POTY
    • Origem:  NACIONAL
    • Editora: APPRIS
    • Assunto: Filosofia
    • Idioma: PORTUGUÊS
    • Ano de Edição: 2016
    • Ano:  2016
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  2001033634741
    • ISBN:  9788547300111

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