Aguarde...

CRIATIVIDADE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: DA

REPRODUCAO A INCLUSAO



Produto disponível até 15min após 
a confirmação do pagamento!

Sinopse

O livro A CRIATIVIDADE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: DA REPRODUÇÃO À INCLUSÃO, nos é brindado por Vera Lúcia Penzo Fernandes e traz à tona um tema esquecido na história do ensino de arte. Como aponta a autora, um tema imbuído de controvérsias que nasceram no momento em que o Ensino de Artes no Brasil fundamentava-se na livre expressão, partindo da crítica a práticas reprodutivistas da escola tradicional. Com uma sólida base histórico-cultural, o livro reconstitui os fundamentos, as práticas e as proposições inclusivas na perspectiva do processo criador tomado como fator de humanização e subjetivação. Sua trajetória de professora na escola pública e atualmente formadora de professores de artes visuais na universidade dá credibilidade aos estudos e propostas socializados no presente livro. Sua trajetória de educadora avaliza a profundidade de seu estudo e sua ligação com o chão da escola legitima sua fala que compreende o universo da prática escolar.Pontuamos nesse breve convite à leitura, aspectos que podem ajudar o leitor a identificar a qualidade do estudo em foco. Primeiramente enfatizamos a importância em reconhecer que, embora a academia tenha abandonado o termo “criatividade” por algumas décadas, as escolas continuaram desenvolvendo-o, mesmo sem grande profundidade os objetivos continuaram pautados na criatividade. Foi em sua atuação na Prefeitura Municipal de Campo Grande/Mato Grosso do Sul que Vera Penzo, dialogando com os professores no processo de formação continuada, percebeu a necessidade dos professores em abordar o tema criatividade. Outro aspecto, diz respeito a percepção de que o trabalho inclusivo requer mudanças, ênfase no processo criador e, portanto, as redes de ensino, para qualificarem seu projeto de inclusão, precisam abrir-se para o estudo das práticas sócio-históricas e ao mesmo tempo propor novos caminhos. Um terceiro aspecto em destaque no trabalho da autora é o esforço em compreender a criatividade no trabalho pedagógico, no campo do ensino de arte, a partir de um estudo de campo que alimentou as importantes conclusões sistematizadas neste livro em especial no ensino médio e na educação inclusiva.Enfim, temos aqui uma excelente oportunidade de aprofundar esse tema, ora esquecido, ora reinterpretado. Um convite a nos reinventarmos a partir de processos criadores no trabalho docente!

Detalhes do Produto

    • Formato:  ePub
    • Subtítulo:  REPRODUCAO A INCLUSAO
    • Origem:  NACIONAL
    • Editora: APPRIS
    • Assunto: Educação - Pedagogia
    • Idioma: PORTUGUÊS
    • Ano de Edição: 2016
    • Ano:  2016
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  2001033641800
    • ISBN:  9788547301781

Avaliação dos Consumidores

ROLAR PARA O TOPO