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EDUCAÇAO PARA MANEJO DO MUNDO



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Sinopse

Encontra-se neste livro, fruto da primeira tese de doutorado em antropologia defendida por um indígena no Brasil, uma notável e precisa análise da percepção dos povos indígenas do Alto Rio Negro, em especial dos Baniwa, acerca da importância da educação e da escola para a sua autonomia política. Precedida por um depoimento de natureza biográfica, em que se aprende que o autor avança em seu campo de estudos sem se furtar seja as inúmeras restrições historicamente impostas a esses povos pela colonização portuguesa e pela sociedade e o Estado brasileiros, seja aos bons acasos da vida, a precisa e notável análise interliga duas vias principais; de um lado, a contextualização da atual escola indígena no que se passou ao longo dos últimos cem anos, desde a atuação dos missionários salesianos na educação e na civilização dos povos indígenas dessa região do estado do Amazonas; do outro, a desconstrução, a luz do percurso sociopolítico de tais povos, de diversos preceitos que tem orientado a oferta educacional pública intercultural, bilíngue e diferenciada que se tornou parte dos direitos indígenas garantidos pela Constituição Federal de 1988.

Detalhes do Produto

    • Ano:  2013
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  9788577401512
    • ISBN:  8577401510
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 23.00 cm
    • Largura: 16.00 cm
    • Peso: 0.42 kg
    • Complemento:  NENHUM
    • Nº de Páginas:  230

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