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SOBRE A ONTOLOGIA CINZENTA DE DESCARTES

CIENCIA CARTESIANA E SABER ARISTOTÉLICO


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Sinopse

A interpretação das Regulae ad directionem ingenii levanta um problema específico - primeira obra constituída, permanece, no entanto, inacabada, inédita e quase dissimulada pelo próprio autor. Descartes não a menciona nem nas suas obras posteriores, nem na correspondência. A maioria dos críticos tentou entendê-la a partir da problemática do método e do Discurso de 1637. Daí surgem impasses evidentes, dado que os conceitos originais das Regulae desaparecem precisamente no momento posterior que tornaram possível. Restava uma via - definir as Regulae como um diálogo com um interlocutor que nunca é nomeado, perante o qual o pensamento do jovem Descartes, então nos seus primórdios, devia explicar-se a fim de se tornar cartesiano. E esse interlocutor é Aristóteles. O reencontro com os textos aristotélicos examinados por cada uma das Regulae suscita uma polémica, que contribui para esclarecer o ponto de partida da doutrina cartesiana da ciência. Mas a epistemologia não se estabelece refutando outra epistemologia, mas sim, recusando uma ontologia; a ontologia de Aristóteles. Descartes conquista, então, com a sua epistemologia, nada mais nada menos do que uma ontologia. Ontologia cinzenta, porque a exaltação da epistemolgia por ela permitida parece dispensá-la de se pensar a si própria como tal. Ontologia cinzenta, mas determinante para a metafísica cartesiana e para todo o pensamento ocidental após Descartes.

Detalhes do Produto

    • Subtítulo:  CIENCIA CARTESIANA E SABER ARISTOTÉLICO
    • Origem:  IMPORTADO
    • Editora: INSTITUTO PIAGET
    • Coleção:  PENSAMENTO E FILOSOFIA
    • Edição:  1
    • Assunto: Filosofia
    • Idioma: PORT. PORTUGAL
    • Ano:  1997
    • País de Produção: Portugal
    • Código de Barras:  9789728329402
    • ISBN:  9728329407
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 24.00 cm
    • Largura: 16.00 cm
    • Peso: 0.57 kg
    • Complemento:  NENHUM
    • Nº de Páginas:  310

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