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SUPERDOTAÇAO, PSICANALISE E NOMEAÇAO


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Sinopse

A presente obra, a partir da interlocução da Psicanálise com a Educação, discute situações clínicas de crianças e adolescentes identificados como superdotados. Parte de um tema prevalecente na Psicologia, entretanto privilegia o referencial psicanalítico, tomando como base os trabalhos de Sigmund Freud, Jacques Lacan e psicanalistas contemporâneos. Tem como objetivo demonstrar que a identificação como superdotado tem efeitos na constituição da subjetividade. Com base na apresentação de casos clínicos e do relato de entrevistas realizadas com adolescentes, na faixa etária compreendida entre 12 e 18 anos, e seus pais, discute o conceito de superdotação bem como as políticas governamentais elaboradas para alcançar esse público. Faz uma análise do surgimento do sintagma superdotação na cultura, bem como discute o conceito de inteligência na Psicologia e o modo particular que a Psicanálise associa a curiosidade intelectual à curiosidade sexual da criança. Aborda o tema da nomeação utilizando a Filosofia e a Linguística para chegar a uma perspectiva que visa verificar os efeitos psicanalíticos da nomeação.

Detalhes do Produto

    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  9788536250175
    • ISBN:  8536250178
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 23.00 cm
    • Largura: 15.00 cm
    • Comprimento: 1.50 cm
    • Peso: 0.39 kg
    • Complemento:  NENHUM
    • Nº de Páginas:  312

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