Menu
Todo o site em 10x Sem Juros - Clique e confira o regulamento

TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER

Formato: Livro

Autor: MEDEIROS, MARTHA

Idioma: PORTUGUES

Editora: OBJETIVA

Assunto: LITERATURA BRASILEIRA

ESGOTADO NO FORNECEDOR

Disponibilidade

Como funciona nossa entrega

Esgotado no fornecedor

Agora você pode participar do nosso site inserindo seus vídeos, suas imagens e links para seu blog ou website. Clique nos ícones ao lado e participe!

Especificações Tecnicas

ISBN:

ISBN-13:

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição:

Ano de Lançamento: 2007

Número de páginas: 176

Sinopse

O que você sempre quis dizer a alguém - e nunca teve coragem? O que precisa falar de uma vez por todas - mas desiste, espera, até chegar o momento mais apropriado? Em 'Tudo que eu queria te dizer', Martha Medeiros encarna personagens que assinam cartas reais, trágicas, por vezes cômicas, devastadas por sua dor. Em comum, as personagens deste livro têm a verdade de quem atravessa um ponto de virada em suas vidas e resolve colocar as cartas na mesa. Mestre na capacidade de nos emocionar, de forma simples e direta, a gaúcha Martha Medeiros concebeu 'Tudo que eu queria te dizer' como um livro de contos, estruturados de forma independente. Na forma de cartas, Martha revela com delicadeza os dramas das personagens. Como a amante que escreve à mulher traída, a filha que relata a emoção de ser mãe à avô ausente, o jovem motorista que escreve à mãe do amigo morto num acidente de automóvel, ou a viúva saudosa que se dirige ao marido morto. Perdão, vingança, alívio, um pouco de nós está em cada uma dessas vozes, que expressam através de cartas uma confissão ou o exorcismo de nossos demônios.

  • 2 Opiniões:

    Opine
  • 22/08/2010

    Felipe Damasio

    Quando a autora é Martha Medeiros de antemão já sei que vou gostar. Ela sabe como poucos sensibilizar o leitor. Quando leio Martha tenho a impressão que ela me conhece melhor que eu próprio, me mostra sentimentos que nem eu mesmo sabia que tinha, me expõe de maneira inapelável e mostra para todos minhas fraquezas e angústias. Se eu fosse menos egoísta, poderia perceber que ela não escreve para mim, que compartilho meus sentimentos, minhas angústias e frustrações com quase todos. Martha me mostra como todos nós somos parecidos. Não sei se gosto disto, mas ao ler Martha fico reconfortado que grande parte das pessoas tem as mesmas incertezas que eu.

    Esta obra não é um romance como o excelente “Divã”, oficialmente é um livro de cartas. Porém, eu como leitor me senti lendo um livro de contos, todos independentes e com personagens próprios. Cada carta traz um personagem com sua história que vai sendo revelada aos poucos e que nos deixa cada vez mais curiosos. Alguns contos têm mistérios e desfechos dignos de Poe, como a carta que inicia na página 155 escrita por um padre a ser entregue quando ele já estivesse morto ao delegado para que revelasse o assassino que confessou seu crime durante a confissão.

    As cartas que eu mais gostei são aquelas que tratam das confissões de sentimentos que só se faz no analista (ou em cartas?). Parece que muitas das cartas poderiam ser escritas por mim, e muitas frases eu gostaria de ter escrito. Parece ter um pouco de mim em cada personagem: o adolescente rebelde que não queria seguir os padrões do status quo, o morador que tem medo dos últimos andares para não ter uma janela alta a sua disposição todos os dias, o fã, a pessoa com sentimento de culpa eterno, a pessoa que envelhece inevitavelmente e que teme a morte e mesmo assim se sente um suicida em potencial, a pessoa que teme críticas, a relação conturbada com a mãe e o medo de ficar sem ela e até com o esquizofrênico eu me identifico (que medo isto!).

    O que eu mais gosto em Martha são as frases. Algumas que eu gostaria de ter escrito e outras que parecem ter sido escritas para mim: na página 53 “Do que adiante descobrir tarde demais nosso afeto pelas nossas imperfeições?”, na página 82 “Estou com medo. O medo que nos acompanha sempre, mas que se torna mais tangível com o passar dos anos. Medo de abandonar a vida sem ter deixado nada pra trás”, na página 99 “amigo é isto, aquele que a presença conforta sem precisar de muito gesto ou dramatização”, na página 134 “Quem é que, possuindo mais de dois neurônios, não se aflige com suas escolhas, não se pergunta duzentas vezes se é realmente feliz, não tem vontade de entregar os pontos por puro cansaço?”, na página 142 “Eu sei que isso é possível e até bem comum: ser aberta para o mundo e fechada em relação ao próprio epicentro, mas não eu.”, página 168 “Eu não compreendo todos os textos que leio, não entendo esses intelectuais, cronistas, ensaístas, muita enrolação pra pouca comunicação. Acho peça de teatro quase sempre uma idiotice total, uma pretensão, uma imitação barata da vida, esta sim, o grande palco de todos, e dança também me não me encanta nada, eu gosto de música, música sim, é a única arte que presta”.

    O único senão do livro de Martha é que as cartas são curtas, sendo assim não existe possibilidade de desenvolver mais os personagens e a narrativa. As histórias de cada personagem são muito diretas, a grande expectativa gerada logo é satisfeita, poderia nos deixar um pouco mais tensos e envolvidos com cada personagem se a narrativa se desenvolve um pouco mais.

  • 03/12/2008

    Vera Melchert

    Gosto muito de todos os livros de Martha Medeiros.
    Esse estilo de escrever como se fossem cartas é muito agradável e ela, sem dúvida, é fantástica.
    Já recomendei para vários amigos.

Links Relacionados

MEDEIROS, MARTHA
Martha Medeiros, autora gaúcha, tem diversos títulos publicados. Entre eles se destacam: 'Strip-tease', poemas; 'Meia-Noite e Um Quarto', poemas; 'Geração Bivolt', crônicas; 'Topless', crônicas (Prêmio Açorianos de Literatura); 'Trem-Bala', crônicas e 'Non-Stop', crônicas do cotidiano.

Opinião do Leitor

  • 2 Opiniões:

    Opine
  • 22/08/2010

    Felipe Damasio

    Quando a autora é Martha Medeiros de antemão já sei que vou gostar. Ela sabe como poucos sensibilizar o leitor. Quando leio Martha tenho a impressão que ela me conhece melhor que eu próprio, me mostra sentimentos que nem eu mesmo sabia que tinha, me expõe de maneira inapelável e mostra para todos minhas...+ ver mais

  • 03/12/2008

    Vera Melchert

    Gosto muito de todos os livros de Martha Medeiros.
    Esse estilo de escrever como se fossem cartas é muito agradável e ela, sem dúvida, é fantástica.
    Já recomendei para vários amigos.

Voltar

DOIDAS E SANTAS

'Doidas e Santas' reúne cem crônicas. Nelas, Martha procura expor os anseios de sua geração e de sua época. As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia a dia, o poder transformador do afeto e os mistérios da maternidade.

ESQUISITA COMO EU

A cronista Martha Medeiros cria uma personagem que, ao olhar para si mesma, acaba achando os outros muito iguais. 'Esquisita Como Eu', na verdade, fala num tom divertido aos pequenos leitores sobre as esquisitices de cada um... Um livro muito alegre e colorido, em que a ilustradora Laura Castilhos, usa técnicas diversas,...

SELMA E SINATRA

Neste romance, Selma e Sinatra, Martha Medeiros narra a relação entre duas mulheres diferentes - nas origens, medos, idades e ambições. Mulheres que provavelmente sequer se encontrariam, se não fosse um projeto em comum. Quando Guta - 41 anos, jornalista, três livros publicados nenhum sucesso literário - decide escrever...

TREM-BALA (LIVRO DE BOLSO)

O texto que dá nome à coletânea convida lança um olhar mais contemplativo sobre o cotidiano. No livro, há textos que falam de política, de literatura, de relacionamentos, de cinema.

NON-STOP - CRONICAS DO COTIDIANO

Na obra, o tema é manchetes dos jornais; a vida que passa ao vivo pela TV; o compartilhamento dos dramas do mundo e o cotidiano de pessoas que circulam pela cidade grande com suas incertezas, alegrias, dúvidas, paixões, dramas e esperanças.

MONTANHA RUSSA

Este livro reúne cem crônicas de Martha Medeiros. 'Montanha-russa' é como a autora vê a vida, com suas engrenagens à mostra, provocando vertigens e frio na barriga, mas sempre dando vontade de dar mais uma volta. A autora pousa o olhar sobre as coisas mais corriqueiras e faz confissões politicamente incorretas e inconfessáveis...

COISAS DA VIDA

'Coisas da Vida' reúne textos publicados nos jornais Zero Hora e O Globo, entre setembro de 2003 e setembro de 2005. Entre eles - Todo o Resto; A Interferência do Tempo; e Apaixonados.

CARTAS EXTRAVIADAS E OUTROS POEMAS

Poucos são os eleitos, aqueles que detêm a chave dos mistérios da poesia. Gênero divino e maldito, vez por outra consagra uma voz, entre milhares que tentam. Tem sido assim desde Homero, ou bem antes dele. Causar emoção, reorganizar as coisas, traduzir o intraduzível, registrar o inexistente, dar cores à rotina acinzentada...

GRAÇA DA COISA, A

Passar pela vida à toa é um desperdício imperdoável. Que o mundo está uma doidice sem tamanho não é preciso dizer. Que estamos cada vez trabalhando mais, ficando mais tempo no celular e no trânsito, nem se fala. Então como sobreviver, ou melhor, como viver em meio a este caos que se transformou a nossa vida? Para Martha...

MARTHA MEDEIROS - 3 EM 1

'Se é verdade que a boa literatura sempre tem a função de ajudar a definir melhor a face do tempo em que foi escrita, não tenho a menor dúvida ao afirmar que a literatura de Martha, portanto, é da melhor qualidade. Mas essa qualidade - a dos dias de hoje, pós-modernos -, longe das sinfonias grandiloquentes, está mais próxima...

DIVA - AUDIOBOOK

Neste audiolivro, Mercedes conta sua história - uma mulher com mais de 40 anos, casada, com filhos, que resolve fazer análise pela primeira vez, inicialmente por brincadeira, mas que acaba se transformando num ato de libertação. Os ouvintes, acabam cúmplices das loucuras, dos conflitos e das questões existenciais da personagem...

SELMA E SINATRA

Em 'Selma e Sinatra', Martha Medeiros apresenta duas mulheres em busca de suas verdades mais íntimas. Guta é uma jornalista de 41 anos que passa por um momento difícil na carreira, além de colecionar romances mal resolvidos com homens casados. Acreditando em uma guinada na vida, ela decide escrever a biografia de Selma,...

DIVA

Mercedes é uma mulher com mais de 40 anos, casada, mãe de três filhos, professora e artista plástica nas horas vagas, que recorre à ajuda de um psicanalista num momento crucial de sua vida - apesar de ter cumprido muito bem o papel que a sociedade esperava que desempenhasse, ela sente um vazio inexplicável. Deitada em...

TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER

As chamadas pessoas normais são as mais ricas em histórias para contar. O que você sempre quis dizer a alguém e nunca teve coragem? O que precisa falar de uma vez por todas, mas desiste, espera até chegar o momento mais apropriado? As cartas reunidas em 'Tudo que eu queria te dizer' são reveladoras, cartas de despedida,...

FORA DE MIM

O que havia entre nós era apenas uma vontade, uma enorme e insaciável vontade de investigar o que haveria no lado oculto da lua, ver onde essa maluquice iria dar, aonde poderíamos chegar, quem aguentaria mais tempo, quem seria o primeiro a jogar a toalha e, feito duas crianças, prendemos a respiração e mergulhamos um no...

BOX - MARTHA MEDEIROS

Com novos projetos gráficos, os livros reunidos no 'Box - Martha Medeiros' trazem o melhor de uma das maiores autoras brasileiras. Em 'Divã', a autora cria, com extrema delicadeza e humor, uma mulher de vários matizes, que precisa se confrontar com todas as suas versões para aproveitar a liberdade que só a idade madura...

FELIZ POR NADA

O presente livro apresenta uma coletânea de mais de 80 crônicas. A autora visa a materializar as angústias e os anseios da sociedade, abordando temas diversos e cotidianos, incluindo questões consideradas universais, como o amor, a família, a amizade, a mulher, entre outros temas.

LUGAR NA JANELA, UM

Em 'Um lugar na janela', Martha Medeiros abre espaço para a viajante. Segundo a autora, nesta obra não há nada inventado, tudo aconteceu de verdade - as melhores lembranças, as grandes furadas ainda em tempos pré-internet, as paisagens de tirar o fôlego. Ela visa compartilhar com seus leitores as mais afetuosas memórias...

SANTIAGO DO CHILE

A capital chilena vista pelo olhar aguçado da autora. Este livro revela para os brasileiros a alma dos chilenos, seus costumes, seus principais pontos turísticos, tudo com o sabor que os leitores estão acostumados a encontrar nos textos da contista. Contém mapas básicos.

POESIA REUNIDA

Este livro é uma seleção de poesias de Martha Medeiros feita a partir dos livros 'Strip-Tease' (1985), 'Meia-Noite e um Quarto' (1987), 'Persona non Grata' (1991) e 'De Cara Lavada' (1995).

DIVA

'Divã' conta a história de Mercedes - uma mulher com mais de 40, casada, filhos - que resolve fazer análise. O que começa como uma simples brincadeira acaba por se transformar num ato de libertação - poético, divertido, devastador. Movida pela angústia existencial, que se não é coisa triste tampouco é libertadora, a busca...

TOPLESS

'Topless' foi lançado em edição convencional em 1997. O livro reúne 54 crônicas de Martha Medeiros, numa amostra do trabalho que a consagrou como uma importante cronista, entre outros de 'Trem-Bala' (1999) e 'Non-Stop' (2001).

FORA DE MIM

Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos u-niversais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave,...

DIVAN

'Divan' est un roman où il est question d'amour, de passion, de sexe, de maternité, d'amitié, de loyauté, de fidélité envers les autres mais surtout envers soi-même. Un livre sensible, plein d humour et d'une simplicité bouleversante, qui devrait parler au coeur de toutes les femmes et, pourquoi pas? de quelques hommes...

Voltar

DOIDAS E SANTAS

Livro

 R$31,00
 

ESQUISITA COMO EU

Livro

 R$31,00
 

SELMA E SINATRA

Livro

 R$33,90
 

TREM-BALA (LIVRO DE BOLSO)

Livro

 R$20,90
 

NON-STOP - CRONICAS DO COTIDIANO

Livro

 R$20,90
 

MONTANHA RUSSA

Livro

 R$20,90
 

COISAS DA VIDA

Livro

 R$21,90
 

CARTAS EXTRAVIADAS E OUTROS POEMAS

Livro

 R$17,90
 

GRAÇA DA COISA, A

Livro

 R$36,00
 

MARTHA MEDEIROS - 3 EM 1

Livro

 R$74,00
 

DIVA - AUDIOBOOK

Livro

 R$24,90
 

SELMA E SINATRA

Livro

 R$33,90
 

DIVA

Livro

 R$38,90
 

TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER

Livro

 R$39,90
 

FORA DE MIM

Livro

 R$31,90
 

BOX - MARTHA MEDEIROS

Livro

 R$119,90
 

FELIZ POR NADA

Livro

 R$36,00
 

LUGAR NA JANELA, UM

Livro

 R$32,00
 

SANTIAGO DO CHILE

Livro

 R$32,00
 

POESIA REUNIDA

Livro

 R$18,90
 

DIVA

Livro

 R$38,90
 

TOPLESS

Livro

 R$18,90
 

FORA DE MIM

Livro

 R$14,90
 

DIVAN

Livro

 R$21,50
 
Avançar
ATENÇÃO
Os preços dos produtos estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação.
Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do estoque da Livraria Cultura e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores).

Tags desse produto

Para atribuir suas Tags para este produto, clique aqui e faça seu login.

Últimos produtos visualizados

Quer saber o que andou olhando?

TUDO QUE EU QUERIA TE DIZER

O que você sempre quis dizer a alguém - e nunca teve coragem? O que precisa falar de uma vez por todas - mas desiste, espera, até chegar o momento mais apropriado? Em 'Tudo que eu queria te dizer', Martha Medeiros encarna personagens que assinam cartas reais, trágicas, por vezes cômicas, devastadas por sua dor. Em comum,...

  • Livro

    TUDO QUE EU QUERIA TE...

    MARTHA MEDEIROS

    Esgotado no Fornecedor
     

Fique atento! A disponibilidade de estoque de alguns produtos não é a mesma no site e nas lojas físicas. Os preços e condições aqui indicados são válidos apenas para compras online.
Em nossas lojas, por favor, consulte um vendedor.

Atenção: Os brinquedos divulgados em nosso site possuem certificação do Inmetro.

Livraria Cultura S/A | www.livrariacultura.com.br | Av. Paulista 2073, Ed. Horsa II, 8º andar, Cerqueira Cesar, CEP 01311-940, São Paulo - SP - Brasil
CNPJ 62.410.352/0001-72 | IE 111.133.781.116 | PABX 11 3170-4033

Livraria Cultura

Todos os direitos reservados. Copyrights 2014.