Menu
Todo o site em 10x Sem Juros - Clique e confira o regulamento

DIREITO E OS DIREITOS HUMANOS, O

Formato: Livro

Coleção: JUSTIÇA E DIREITO

Autor: VILLEY, MICHEL

Idioma: PORTUGUES

Editora: WMF MARTINS FONTES

Assunto: DIREITO

ESGOTADO NO FORNECEDOR

Disponibilidade

Como funciona nossa entrega

Esgotado no fornecedor

Agora você pode participar do nosso site inserindo seus vídeos, suas imagens e links para seu blog ou website. Clique nos ícones ao lado e participe!

Especificações Tecnicas

ISBN:

ISBN-13:

Idioma: português

Encadernação: Brochura

Edição:

Ano de Lançamento: 2007

Número de páginas: 182

Sinopse

A política contemporânea faz largo uso dos 'direitos humanos'. E se tratasse de uma expressão mal formulada, de uma idéia mal pensada, se não houvesse direitos humanos? Essa é a hipótese profunda e paradoxal do livro de Michel Villey; e este é seu objetivo - uma crítica dos direitos humanos. Ele a empreende e a realiza com a ajuda de uma história do conceito de direito, que os romanos inventaram e legaram à Europa. 'O direito e os direitos humanos' é um convite para repensar a história e a filosofia do direito, a diferença entre o pensamento jurídico dos antigos e o dos modernos.

  • 1 Opiniões:

    Opine
  • 17/12/2008

    Quintino Geraldo Diniz de Melo

    Acho que esta é a melhor definição sobre a obra que, a pretexto de expor a inconsistencia dos chamados ''direitos humanos'' enquanto Direito (seriam apenas uma ideologia), acaba por questionar todo o nosso sistema jurídico. Eis o trecho que resume a obra:

    ''O aparecimento dos direitos humanos atesta a decomposição do conceito do direito. Seu advento foi o corrrelato do eclipse ou da perversão, na filosofia moderna individualista, da idéia de justiça e de seu instrumento, a jurisprudência. Ela tinha por finalidade a mensuração de justas relações. Essa arte autônoma cumpria uma função própria, insubstituível. As filosofias da Europa moderna deixaram-na de lado. O cuidado de uma justa repartição desapareceu de suas obras. Esses não-juristas, que foram os inventores dos direitos humanos, sacrificaram-lhe a justiça, sacrificaram o direito.
    Duvido que esse fosse um progresso. Vejo nele apenas uma perda, devida à ignorância. Ignorância das distinções que a filosofia clássica discernira; o sistematismo moderno pôs o direito sob a dependência da ciência do indivíduo. Desconhecimento das finalidades do direito, não inocente, nem involuntário; vimos que foi motivado por propósitos muito pragmáticos.
    Assim, os filósofos modernos nos gratificaram com uma linguagem cujo resultado mais claro é um mergulho na névoa. Linguagem indistinta, perigosamente imprecisa, geradora de ilusões e de falsas reivindicações impossíveis de satisfazer. Se seu triunfo é total no século XX é porque a decadência da cultura é a repercussão do progresso técnico.'' (pág. 163).

    Leitura que vale a pena.

Opinião do Leitor

  • 1 Opiniões:

    Opine
  • 17/12/2008

    Quintino Geraldo Diniz de Melo

    Acho que esta é a melhor definição sobre a obra que, a pretexto de expor a inconsistencia dos chamados ''direitos humanos'' enquanto Direito (seriam apenas uma ideologia), acaba por questionar todo o nosso sistema jurídico. Eis o trecho que resume a obra:

    ''O aparecimento dos direitos humanos...+ ver mais

Voltar

QUESTOES DE TOMAS DE AQUINO SOBRE DIREITO E

'Questões' porque Tomás de Aquino, ao contrário do tomismo moderno, praticava esse gênero literário. Sua obra é o exato oposto de um sistema fechado e dogmático. Pretendia fazer parte da obra comum, anônima, sempre viva e continuada ao longo dos séculos, obra de busca (quaerere) da verdade; que tem suas regras, opera confrontando...

QUESTOES DE TOMAS DE AQUINO SOBRE DIREITO E

Livro

 R$35,00
 
ATENÇÃO
Os preços dos produtos estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação.
Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do estoque da Livraria Cultura e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores).

Tags desse produto

DIREITOS HUMANOS (1) , DIREITOS HUMANOS 101 (1)

Minhas tags para esse produto

Para atribuir suas Tags para este produto, clique aqui e faça seu login.

Últimos produtos visualizados

Quer saber o que andou olhando?

DIREITO E OS DIREITOS HUMANOS, O

A política contemporânea faz largo uso dos 'direitos humanos'. E se tratasse de uma expressão mal formulada, de uma idéia mal pensada, se não houvesse direitos humanos? Essa é a hipótese profunda e paradoxal do livro de Michel Villey; e este é seu objetivo - uma crítica dos direitos humanos. Ele a empreende e a realiza...

  • Livro

    DIREITO E OS DIREITOS...

    MICHEL VILLEY

    Esgotado no Fornecedor
     

Fique atento! A disponibilidade de estoque de alguns produtos não é a mesma no site e nas lojas físicas. Os preços e condições aqui indicados são válidos apenas para compras online.
Em nossas lojas, por favor, consulte um vendedor.

Atenção: Os brinquedos divulgados em nosso site possuem certificação do Inmetro.

Livraria Cultura S/A | www.livrariacultura.com.br | Av. Paulista 2073, Ed. Horsa II, 8º andar, Cerqueira Cesar, CEP 01311-940, São Paulo - SP - Brasil
CNPJ 62.410.352/0001-72 | IE 111.133.781.116 | PABX 11 3170-4033

Livraria Cultura

Todos os direitos reservados. Copyrights 2014.