Aguarde...
Em 2017, a Livraria Cultura completa 70 anos. O negócio que começou com o aluguel de 10 exemplares de livros em alemão na casa de Eva Herz, hoje em dia, é a livraria com o maior acervo do Brasil. Foram anos e anos de encontros, desencontros, debates, eventos, peças de teatro, shows, muitos clientes e, principalmente, histórias. Em 1947, Eva olhava para seu pequeno negócio e profetizava: “Isto há de ser uma grande livraria”. De fato, tornou-se. São 18 lojas espalhadas pelo Brasil, sendo que uma delas é simplesmente a maior do país. Conheça mais sobre esta história transformadora

1947

Eva Herz (1911–2001) e Kurt Herz (1904-1992) viveram a ebulição cultural alemã dos anos 20. Em meio à ascensão do nazismo, Eva Herz passou a trabalhar como bibliotecária junto a Alfred Hirschberg. Foi ele que, em 1938, convenceu Eva a deixar a Alemanha nazista com sua família para continuar sua história aqui, no Brasil. Após sete anos vivendo em São Paulo, Eva Herz sentiu a necessidade de começar a ajudar Kurt Herz com o orçamento familiar. Então, surgiu a ideia de começar a alugar livros em sua própria casa. Nessa época, Eva tinha apenas 10 livros em alemão comprados na Livraria Triângulo, que era de um alemão também refugiado.

1953

O pequeno negócio de Eva dava sinal de que iria prosperar e o aluguel de livros estava sendo extremamente bem-recebido pela colônia alemã de São Paulo. Isso levou Eva a montar uma pequena livraria, em um espaço mais amplo dentro de sua casa, na Rua Augusta-SP. Foi aí que a família deixou de realizar a locação de livros e passou a vendê-los, com uma novidade, os títulos em alemão agora dividiam espaço com os livros em língua portuguesa.

1969

Pedro Herz assume o comando da Livraria Cultura com 29 anos - já com experiência na área editorial adquirida na Editora Abril, Melhoramentos e na Livraria Wepf, na Suíça.

1969

A Livraria Cultura muda-se para o Conjunto Nacional, realizando um dos sonhos de Eva Herz.

1969

Criada por Eva Herz, a Roda é um móvel redondo, de madeira, que permite uma melhor exposição dos livros. Tornou-se um símbolo da Livraria Cultura, que, além de expor melhor os títulos, que ficam de face para o cliente, agiliza a reposição deles, já que há espaço para colocar livros em estoque em seu interior.

1976

Editado por Pedro Herz, o Livraria Cultura Impressa foi o primeiro jornal sobre livros e lançamentos. Começou a ser distribuído gratuitamente aos clientes da livraria em 27 de abril de 1976.

1976

A Livraria Cultura abre três filiais na cidade de São Paulo: na estação São Bento do Metrô, na PUC - SP e na Rua Turiassú.

1978

Pedro Herz expande os negócios e, junto a Gilberto Mansur e Ricardo Ramos, cria a editora Livraria Cultura Editores Associados.

1980

Nas décadas de 80 e 90, a Livraria Cultura tornou-se um ponto de encontro entre seus clientes. Eles se instalavam em mesinhas e, enquanto discutiam sobre os mais diversos assuntos culturais e políticos, serviam-se de drinks. Entre esses clientes estavam escritores, políticos e executivos como Ruy Castro, Lygia Fagundes Telles e Ignácio de Loyola Brandão.


1987

Na comemoração de seus 40 anos, a Livraria Cultura já demonstra a sua característica inovadora ao colocar seus livros de arte em promoção com descontos de 50%.

1987

Exposição de livros sobre Literatura Brasileira, Crítica Literária, Culinária e Arte. Esta feira fez parte do projeto Cultura de primeira classe, que deu enfoque a quatro estados brasileiros.

1989

Neste ano, a Livraria Cultura contava com 40 colaboradores, sendo 18 livreiros especializados por área. O alto número de livreiros especialistas já demonstrava uma característica que permanece até hoje: o atendimento personalizado, com indicações de leituras - mantido pelos mais de 1,5 mil colaboradores da rede, que se esforçam para honrar a tradição iniciada por Dona Eva.

1990

De 1990 a 2009, a Livraria Cultura distribuiu gratuitamente calendários temáticos que viraram símbolo da marca. Muitos clientes vinham às lojas procurá-los por sua criatividade e beleza.

1990

A Livraria Cultura inova ao lançar o Disk Livros. Serviço inédito para o mercado livreiro no Brasil, a livraria pagava a ligação e fazia a entrega dos livros em até 48h para os clientes que fizessem o pedido por telefone.


1991

A Livraria Cultura consolida-se como um espaço de convivência, ponto de encontro e entretenimento. Ao lado, torneio de xadrez ocorrido no ano de 1991.

1992

Lançamento do Livraria Cultura News, continuação do projeto Cultura Impressa, comandado por Pedro Herz.

1995

A Livraria Cultura torna-se a primeira empresa brasileira a vender livros pela internet - A chamada “A partir de amanhã, a Livraria Cultura estará presente na Internet” tomou conta de vários veículos de comunicação em 10/10/1995. A Livraria Cultura foi a primeira loja do Brasil a vender livros pela Internet.

1995

A Livraria Cultura dedica um de seus espaços no Conjunto Nacional às artes, com mais de 15 mil títulos de livros relacionados.

1997

Em seu aniversário de 50 anos, a Livraria Cultura lança o primeiro Café Filosófico. Conceito que se popularizou na televisão nos anos seguintes.
Entre 2000 e 2006, a Livraria Cultura avança em seu plano de expansão e inaugura 5 novas grandes lojas pelo Brasil. No ano de 2003, ocorre na loja do conjunto nacional a primeira Semana de Moda e Cultura.

2000

Inauguração da loja do Shopping Villa Lobos - A primeira da Livraria Cultura dentro de um Shopping Center.

2003

Inauguração da loja da Livraria Cultura em Porto Alegre, a primeira fora da cidade de São Paulo.

2003

Primeira Semana de Moda e Cultura - O evento disponibilizava debates com importantes personalidades do mundo da moda e cultura, desfiles e palestras sobre o tema. A maior parte dos eventos acontecia no espaço da Livraria Cultura do Conjunto Nacional-SP.

2003

Inauguração do Cine Livraria Cultura - A Livraria Cultura resolve expandir ainda mais seu repertório cultural e inaugura o Cine Livraria Cultura, ao lado da loja do Conjunto Nacional-SP. O Cine Livraria Cultura é um cinema especializado em filmes cult, que geralmente não tinham espaço nas telas das grandes redes de cinema.

2004

Inauguração da loja do Recife, no Paço Alfândega.

2005

Inauguração da loja de Brasília, no Casa Park.

2006

Inauguração da loja no Shopping Market Place, em São Paulo.

2007

Em seu aniversário de 60 anos, a Livraria Cultura renova sua identidade visual, lança o periódico Cultura da Gente e inicia a publicação e distribuição gratuita da Revista da Cultura, uma de suas marcas mais queridas até hoje. Neste ano, a empresa também inaugura sua aclamada loja de artes e o Teatro Eva Herz, sonho antigo de sua fundadora.

2007

A Livraria Cultura constrói a grande loja no espaço do antigo Cine Astor, no Conjunto Nacional-SP. Nasce assim, a maior livraria do Brasil.

2007

Cultura da Gente - Nasce o Cultura da Gente, mais um investimento que a Livraria Cultura faz em conteúdo. O projeto se expandiu e serviu como inspiração para a Revista da Cultura.

2007

A Livraria Cultura lança a Revista da Cultura, em agosto de 2007.

2007

É inaugurado o Teatro Eva Herz dentro da loja do Conjunto Nacional-SP. Com isso, a Livraria Cultura passa a oferecer múltiplas opções culturais e de entretenimento no ambiente da loja. Atualmente, o Teatro Eva Herz está presente nas lojas: Conjunto Nacional-SP, Shopping Iguatemi Brasília, Salvador Shopping, Shopping Curitiba e Cine Vitória –RJ.

2007

Renovação da identidade visual, com alterações na tipografia e cores do logo.

2007

Inauguração da loja de artes - Loja especializada em livros sobre as mais diversas artes.
2008 foi um ano de muitas realizações para a Livraria Cultura. O plano de expansão continuou e a empresa inaugura as lojas do Shopping Bourbon Pompéia e Iguatemi Campinas, além da loja em parceria com a Companhia das Letras, inaugurada ao lado da grande loja do Conjunto nacional. Neste ano, ocorreu o primeiro Vira Cultura, mega evento em que as nossas lojas abrem suas portas para atrações musicais e grandes eventos culturais durante um final de semana. Recebemos também visitas ilustres como o aclamado diretor David Lynch e o escritor José Saramago, que definiu a Livraria Cultura como: "Uma catedral de livros. A Livraria Cultura é uma obra de arte”.


2008

Inauguração da loja no Shopping Bourbon Pompéia, em São Paulo.

2008

Inauguração da loja no Shopping Iguatemi Campinas, em São Paulo.

2008

Primeiro Vira Cultura - Uma virada cultural totalmente dentro da nossa loja, com shows musicais, recreação, gastronomia, apresentações e cultura das mais diversas formas.

2008

O aclamado diretor David Lynch visita a loja do Conjunto Nacional-SP. Veja um trecho de nossa memória.

2008

O escritor José Saramago visita a loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional-SP e a define como: “Uma catedral dos livros. A Livraria Cultura é uma obra de arte”. Veja um trecho de nossa memória.
A Livraria Cultura aproxima sua marca do público infantil com o lançamento da Turminha do Zeki e com a primeira publicação da Revistinha da Cultura. Neste ano, também ocorre a inauguração da loja em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), no Conjunto Nacional.


2009

Inicia a publicação da Revistinha da Cultura (outubro/2009).

2009

Turminha do Zeki - Pensando em se aproximar do público infantil, a Livraria Cultura lança a Turminha do Zeki, grupo de personagens que tinham um dragãozinho apaixonado por leitura como seu líder.
Em 2010 a Livraria Cultura lança e inicia a distribuição gratuita do tabloide Cultura Indica, que une, até hoje, conteúdos relevantes com indicações de produtos, modelo pioneiro na categoria. Grandes nomes da cultura mundial continuam marcando presença em nossas lojas, em 2010 o aclamado Lou Reed esteve conosco.

2010

Inauguração Shopping Iguatemi Brasilia - Lago Norte.

2010

Inauguração da loja em Fortaleza, no Shopping Varanda Mall.

2010

Inauguração da loja de Salvador, no Salvador Shopping.

2010

Primeiro Férias na Cultura - Passar as férias de julho em casa pode ser algo entediante paras as crianças. Pensando nisso, a Livraria Cultura abriu suas portas para uma série de eventos em que os pequenos pudessem aprender e se divertir no período das férias. Nosso convite estava feito: Vamos brincar juntos?

2010

Publicação do primeiro Cultura Indica, tabloide de ofertas e conteúdo da Livraria Cultura. Nas primeiras edições, as indicações eram feitas pelos próprios vendedores.

2010

Lou Reed, ex vocalista da banda The Velvet Underground, vem até a loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional-SP para uma sessão de autógrafos. Veja um trecho de nossa memória.
A Livraria Cultura continua crescendo e abre duas novas lojas em 2011. A Livraria Cultura inaugura sua loja de venda de obras de arte: a Galeria Cultura.

2011

Inauguração da loja do Shopping Fashion Mall, no Rio de Janeiro.

2011

Inauguração da loja de Curitiba, no Shopping Curitiba.

2011

Galeria Cultura - Foi inaugurada, no Conjunto Nacional-SP, a primeira Galeria Cultura, loja exclusivamente focada na venda de obras de arte.
Em comemoração ao seu aniversário de 65 anos, a Livraria Cultura lança a linha Cultura Inspira, marca própria de produtos, junto com a coleção Décadas de Cultura, que homenageava elementos característicos de décadas passadas. Neste ano, a Livraria Cultura dá um importante passo em direção à leitura digital e firma parceria exclusiva com a Kobo, passando a ser a primeira livraria do Brasil a oferecer eBooks e dispositivos para leitura digital. Neste ano, aconteceu a primeira edição do Vire o Disco, um festival musical dentro da nossa loja.

2012

Inauguração da Geek.Etc.Br - A loja da Livraria Cultura especialmente focada em Cultura Geek.

2012

Cultura Inspira - Em comemoração aos seus 65 anos, a Livraria Cultura lançou a linha Cultura Inspira, sua marca própria de produtos criativos relacionados ao universo da cultura. A primeira coleção chamava Décadas de Cultura e fazia referência a ícones emblemáticos da cultura de décadas passadas.

2012

Inauguração da loja do Cine Vitória, no Rio de Janeiro - A Livraria Cultura inaugura sua primeira loja de rua no centro antigo do Rio de Janeiro. O lugar que no passado abrigou o famoso Cine Vitória foi totalmente restaurado para receber a mega loja da Livraria Cultura.

2012

Inauguração Recife Rio-Mar.

2012

Primeiro Vire o Disco - Destinado aos amantes da música, o Vire o Disco era um grande evento inspirado no Record Store Day e reuniu em nossas lojas shows, autógrafos, bate-papo e muita música boa.

2012

Parceria KOBO - A Livraria Cultura dá um importante passo em direção à leitura digital ao firmar parceria exclusiva com a Kobo. Na época, foi a primeira livraria do Brasil a disponibilizar recursos para a leitura de eBooks.
2013 foi um ano de inclusão. Iniciamos o projeto Todos Cultura. As pessoas com deficiência passaram a contribuir conosco, fazendo parte do nosso quadro de colaboradores. Neste ano, também inauguramos as lojas de Ribeirão Preto e do Shopping Iguatemi-SP.

2013

Inauguração da loja do Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto.

2013

Inauguração loja shopping do Shopping Iguatemi, em São Paulo-SP- A Livraria Cultura inaugura uma de suas lojas mais inovadoras no Shopping Iguatemi-SP. Com o projeto assinado pelo arquiteto Marcio Kogan, a loja conta com espaço para cursos, galeria de arte, espaço Geek, terraço e um restaurante. Essa loja já recebeu prêmios nacionais e internacionais por sua arquitetura diferenciada.

2013

Cultura em Curso - Valorizando cada vez mais sua crença no poder transformador do conhecimento, a Livraria Cultura lança o Cultura em Curso, sua escola de cursos livres.

2013

Projeto Todos Cultura - Tem início o projeto Todos Cultura, que tem como objetivo a inclusão de um maior número de pessoas com deficiência física no quadro de colaboradores da Livraria Cultura.

2015

O Vire o Disco de 2015 conta com a presença de um astro do rock internacional, o vocalista Gene Simmons, da banda Kiss.

2016

Em 2016, a Livraria Cultura aplica bastante foco em levar as mesmas experiências que o consumidor tem nas lojas para o universo digital, e com isso lança o seu canal de conteúdo no YouTube, o Canal da Cultura, que conta com indicações de produtos feitas diretamente pelos nossos vendedores e com um programa semanal em que Pedro Herz entrevista grandes personalidades do universo da cultura. Neste ano, a livraria é palco de grandes lançamentos e recebe nomes como Rita Lee e Valter Hugo Mãe. A Livraria Cultura lança o programa pioneiro de licença paternidade para seus colaboradores e promove mais de 1600 eventos gratuitos em suas lojas.

2017 - Histórias que Transformam

Em 2017, a Livraria Cultura completa 70 anos e comemora olhando para todas as histórias que mudaram pessoas e situações ao longo desses anos. Pensando nisso, a marca muda seu slogan para Histórias que Transformam e valoriza ainda mais sua crença no poder transformador do conhecimento. Como a inovação sempre será um foco para a Livraria Cultura, a empresa inicia as atividades do Instituto Eva Herz que incentiva a difusão de arte e cultura entre a população e já reserva grandes novidades para que novas histórias continuem transformando.
Redes sociais
Livraria Cultura

ROLAR PARA O TOPO