Aguarde...

O ESTAGIO CURRICULAR E A DOCENCIA COMPARTILHADA

NA PERSPECTIVA DO REALISMO CRÍTICO



Produto disponível em até 15min no aplicativo Kobo, após a confirmação  do pagamento!

Sinopse

O estágio curricular docente tem se constituído tema importante para os que se dedicam à formação de professores, uma vez que os desafios nele encontrados e dele decorrentes revelam os problemas centrais que afetam tanto a formação quanto o trabalho docente. Tais desafios, por sua vez, mediante o nível de esforço analítico empreendido, abrigam luzes a partir das quais se visualizam indícios, possibilidades de superação, identificadas por práticas orgânicas, de novo tipo. As reflexões aqui trazidas emergiram de processos investigativos teóricos e empíricos e advêm de uma prática docente sistemática. A pesquisa de campo envolveu 449 pessoas – 19 professores de uma universidade brasileira, 274 estagiários de 12 cursos de licenciatura desenvolvidos nesta universidade e 156 profissionais da escola básica ocupantes dos cargos de professor, diretor e coordenador pedagógico. Dedicou-se atenção especial aos papeis desenvolvidos pelo professor supervisor de estágio que atua na escola e pelo estagiário. Foram considerados também os problemas, a avaliação, as sugestões apontadas e as experiências relevantes ocorridas nesse âmbito da formação. Tais enfoques foram tratados por todos os participantes da investigação. A partir da abordagem filosófica do Realismo Crítico de Roy Bhaskar, procedeu-se a análise aprofundada das respostas, o que permitiu mapear as práticas de estágio, identificar as concepções que as sustentam e localizar as estruturas e os mecanismos que lhes dão suporte. Além dos aportes dos especialistas na área da formação docente, foram consideradas as contribuições advindas de teses, dissertações e artigos acadêmicos sobre o estágio curricular, publicados no Brasil nos últimos 15 anos.

Detalhes do Produto

    • Formato:  ePub
    • Subtítulo:  NA PERSPECTIVA DO REALISMO CRÍTICO
    • Origem:  NACIONAL
    • Editora: APPRIS
    • Coleção:  Educação e Pedagogia - Educação, Tecnologias e Tra
    • Assunto: Educação - Pedagogia
    • Idioma: PORTUGUÊS
    • Edição:  1
    • Ano de Edição: 2017
    • Ano:  2017
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  2001114179505
    • ISBN:  9788547305871

Avaliação dos Consumidores

ROLAR PARA O TOPO