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ENSINANDO E APRENDENDO O DIREITO COM O METODO DO CASO - BASES EPISTEMOLOGICAS E METODOLOGICAS

CASO - BASES EPISTEMOLOGICAS E METODOLOGICAS


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Sinopse

A presente obra estuda a formação do profissional de Direito e os fins da formação da escola de Direito, descrevendo os antecedentes pedagógicos no ensino do Direito desde a Grécia até a Idade Moderna e desde a fundação dos cursos jurídicos no Brasil até os dias atuais. Além disso, desenvolve os pressupostos para uma educação entendida como um processo de evolução, inserção e encontro, lastreada na natureza espiritual do homem, na dimensão prática e fenomenológica da tarefa pedagógica propriamente dita e na essência ético-virtuosa do agir humano. O autor avoca a prudência jurídica como fundamento epistemológico do Direito, entendido este como o justo concreto - o dar a cada um o seu - matizado, quando necessário, pela equidade, dentro do quadro da potencialidade formadora da hermenêutica jurídica clássica em diálogo com a hermenêutica moderna, na perspectiva pedagógica do método do estudo do caso (case method), como base de uma proposta de formação ético-social do aluno no campo do Direito, em complementação à tradicional metodologia empregada no ensino jurídico. Apresenta ainda um rol de desafios teóricos e práticos, com vistas aos fundamentos para uma formação da justiça como prática social.

Detalhes do Produto

    • Subtítulo:  CASO - BASES EPISTEMOLOGICAS E METODOLOGICAS
    • Origem:  NACIONAL
    • Editora: EDIPRO
    • Edição:  1
    • Ano:  2014
    • Assunto: Direito
    • Idioma: PORTUGUÊS
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  9788572838788
    • ISBN:  8572838783
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 23.00 cm
    • Largura: 16.00 cm
    • Comprimento: 1.50 cm
    • Peso: 0.42 kg
    • Complemento:  NENHUM
    • Nº de Páginas:  288

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