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FORMAÇAO DE PROFESSORES

DILEMAS E DESAFIOS DA RELAÇAO TEORIA E PRATICA


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    Sinopse

    Este trabalho discute como a questão da relação teoria e prática é formulada nas abordagens contemporâneas de formação de professores que defendem a pesquisa como princípio educativo e formativo na formação e na prática do professor, particularmente a pesquisa-ação realizada pelo próprio professor sobre sua prática educativa, contando ou não com a colaboração de especialistas da universidade. Parte-se do suposto que a concepção da relação teoria e prática que vem sendo formulada nessas abordagens de formação se sustenta em uma dupla perspectiva- inicialmente separa e depois tenta identificar ou articular essas instâncias. Com base na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, sobretudo em Adorno e Horkheimer, entende-se que a relação que se es elece entre teoria e prática é de contradição. Portanto, não haveria entre esas instâncias identidade, tampouco mera continuidade ou simples articulação. Este estudo teórico selecionou as abordagens de formação centrada na pesquisa que contemplam, em particular, a perspectiva prática e a perspectiva crítica. Foram selecionados os autores estrangeiros mais citados e apropriados pelos pesquisadores brasileiros, como Dewey, Schwab, Stenhouse, Elliott, Schön, Zeichner e Carr e Kemmis. Buscou-se, no estudo desses autores, uma compreensão das ideias e dos conceitos sobre ensino, pesquisa, currículo, professor e relação entre teoria e prática. Concluiu-se que as implicações dessa concepção de dupla perspectiva da relação teoria e prática nas abordagens de formação centrada na pesquisa representam, por um lado, o risco de um praticismo na educação, ou a prevalência da prática sobre a teoria. Por outro lado, há o risco de uma teoria instrumentalizada, ora orientada para solucionar problemas educacionais, ora para guiar ou informar a ação docente. Em ambos os casos, existem implicações educacionais que concorrem para a manutenção e o reforço da racionalidade técnica e cientificista da educação.

    Detalhes do Produto

      • Subtítulo:  DILEMAS E DESAFIOS DA RELAÇAO TEORIA E PRATICA
      • Origem:  NACIONAL
      • Editora: APPRIS
      • Edição:  1
      • Ano:  2013
      • Assunto: Educação - Pedagogia
      • Idioma: PORTUGUÊS
      • País de Produção: Brazil
      • Código de Barras:  9788581922546
      • ISBN:  8581922546
      • Encadernação:  BROCHURA
      • Altura: 23.00 cm
      • Largura: 17.00 cm
      • Comprimento: 2.00 cm
      • Peso: 0.20 kg
      • Complemento:  NENHUM
      • Nº de Páginas:  203

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