Aguarde...
 

HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL


Produto Indisponível

Veja mais títulos de Pedagogia

Sinopse

Este livro é resultado das reflexões de pesquisadores e professores de História da Educação associados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE) e ao Centro de Alfabetização e Leitura (CEALE), ambos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. TEndo como campo de investigação comum a historiografia de educação, essas discussões estão organizadas em três partes: abordagens teórico-metodológicas da historiografia na produção da educação como objeto (história cultural e história política) e abordagens conceituais possíveis para a investigação da história da educação (cultural escolar e escolarização); interfaces entre história da educação e outros campos do conhecimento (ciência e psicologia); e perspectivas teórico-conceituais na pesquisa de diferentes temas da educação (manuais escolares, Infância, alfabetização e educação física). OS autores mostram, a partir dessas investigações, o quanto é importante o processo da educação para que se possa ampliar a compreensão das formas como - em tempos e espaços distintos - diversas sociedades se organizaram social, cultural e politicamente; suas contribuições para se fazer, contar e estudar a história e a compreensão de suas espeficidades e diferenças no tempo. POrtanto, segundo os autores, é possível probelmatizar a educação em diferentes tempos históricos, em espaços escolares ou não, baseando-se em diferentes temas (o corpo, o aluno, a leitura, as disciplinas escolares, a cidade, intituições, métodos de ensino, estatística, ofícios, materiais escolares, saberes...), em diferentes sujeitos (a criança, a mulher, o negro, o aluno, o professor, os dirigentes escolares...), de difrentes fontes documentais (imprensa, periódicos, relatórios oficiais, correspondências, manuais escolares, inventários, livros de leituras, imagens...) e em diferentes abordagens teórico-culturais. TEndo como característica a centralidade nas discussões teóricas e análises conceituais, este livro é dirigido a historiadores e investigadores da educação e aos historiadores de uma maneira geral.

Detalhes do Produto

    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  9788575261088
    • ISBN:  8575261088
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 23.00 cm
    • Largura: 16.00 cm
    • Comprimento: 1.50 cm
    • Peso: 0.51 kg
    • Quantidade de Itens do Complemento:  0
    • Nº de Páginas:  288

Avaliação dos Consumidores

ROLAR PARA O TOPO