Aguarde...

A ESCRITA DA HISTORIA ESCOLAR


Produto Indisponível

Veja mais títulos de História

Sinopse

Neste livro, os autores estudam tanto a história que foi destinada à escola como a história construída na própria escola. Sumário - Apresentação; Introdução; A aula como texto - historiografia e ensino de história; Parte I - Ensino de história e historiografia; Capítulo 1 - Escrita da história - ensino da história. Tensões e paradoxos; Capítulo 2 - Na guinada subjetiva, a memória tem futuro?; Capítulo 3 - História escolar e memória coletiva - como se ensina? Como se aprende?; Capítulo 4 - Aula de história - que bagagem levar?; Parte II - Temas e problemas; Capítulo 5 - Os heróis nacionais para crianças - ensino de história e memória nacional; Capítulo 6 - Um herói para a juventude - o duque de Caxias nas biografias e livros didáticos; Capítulo 7 - Aprendendo e ensinando história da África no Brasil - desafios e possibilidades; Capítulo 8 - História da África - um continente de possibilidades; Capítulo 9 - Em torno do passado escravista - as ações afirmativas e os historiadores; Parte III - Linguagens na escrita da história escolar; Capítulo 10 - As WebQuests e o ensino de história; Capítulo 11 - A expressão linguística dos saberes - aspectos da relação entre a aprendizagem da língua escrita e o desenvolvimento da consciência histórica; Capítulo 12 - Linguagens contemporâneas no ensino e na pesquisa - história oral, fotografia e produção de documentários; Capítulo 13 - Ver e conhecer - o uso de imagens na produção do saber histórico escolar; Parte IV - O livro didático - leituras e usos; Capítulo 14 - O livro didático como referência de cultura histórica; Capítulo 15 - Devem os livros didáticos de história ser condenados?; Capítulo 16 - Por onde anda a história na atualidade da escola - ensino médio, livros didáticos e ensino de história; Capítulo 17 - Transferência da Corte - abordagens nos manuais escolares de Portugal e Brasil; Capítulo 18 - Memórias e histórias dos balaios - interpelações entre os saberes acadêmicos e a história ensinada; Capítulo 19 - Um livro para contar a história fluminense. O primeiro manual didático de história do estado do Rio de Janeiro; Capítulo 20 - O presente como questão - a República nas histórias do Brasil de João Ribeiro (1860-1934) e a proposição de uma ética da atualidade; Capítulo 21 - 1946-64 - histórias que os livros didáticos nos contam; Capítulo 22 - História da historiografia - a era Vargas nos livros didáticos.

Detalhes do Produto

    • Origem:  NACIONAL
    • Editora: EDITORA FGV
    • Edição:  1
    • Ano:  2009
    • Assunto: História
    • Idioma: PORTUGUÊS
    • País de Produção: Brazil
    • Código de Barras:  9788522507542
    • ISBN:  8522507546
    • Encadernação:  BROCHURA
    • Altura: 23.00 cm
    • Largura: 16.00 cm
    • Peso: 0.93 kg
    • Complemento:  NENHUM
    • Nº de Páginas:  472

Avaliação dos Consumidores

ROLAR PARA O TOPO